Eles conquistaram os corações e os paladares dos brasileiros nos últimos tempos. Além da  popularização da culinária asiática, o crescimento no número de pessoas que aderem ao vegetarianismo e veganismo cresce a cada dia, os cogumelos se destacam como alternativa proteica para diminuir o consumo de origem animal.

De diversos formatos e cores, eles possuem vários benefícios à saúde, devido às suas propriedades nutricionais. Podem ser consumidos das mais variadas formas, desde grelhados até em risotos ou em sopas. Quer saber mais sobre toda a riqueza e versatilidade dos cogumelos na gastronomia? Continue lendo esse artigo!

Shiitake Brasil Gourmet

Benefícios dos Cogumelos

Compostos por muitas vitaminas, minerais e antioxidantes, os cogumelos são reconhecidos por proporcionarem um bem-estar geral. Conheça abaixo alguns benefícios específicos:

. Ajudam a manter a pele jovem
Os cogumelos possuem uma grande quantidade de dois antioxidantes: ergotioneína e glutationa. A combinação dos dois ajudam a proteger o corpo do estresse fisiológico. Em outras palavras, auxiliam na prevenção dos sinais de envelhecimento, como as rugas.

. Melhoram o funcionamento do intestino
Eles são ricos em fibras e em água, componentes fundamentais para ajudar na formação do bolo fecal e na eliminação das fezes.

. Atuam na prevenção de doenças
Os cogumelos ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL e aliviam os sintomas de doenças inflamatórias, como o câncer. Os minerais presentes, como o ferro e cobre, são minerais que atuam diretamente na formação das hemácias e no transporte de oxigênio no organismo, ajudando a combater a anemia.

. Fortalecem os ossos
Eles também fornecem minerais importantes, como fósforo e vitamina D, para o fortalecimento dos ossos.

. Melhoram os níveis de energia
Ricos em vitaminas B, os cogumelos auxiliam o corpo a utilizar a energia dos alimentos que consumimos e a produzir glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio pelo corpo.

. Ajudam a controlar a ansiedade
Além de tudo isso, os cogumelos contêm grandes quantidades de triptofano e vitamina B5, importantes para a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e relaxamento.

Brócolis com Shiitake Refogados Brasil Gourmet

– Tipos de Cogumelos

O champignon, o shitake e o shimeji estão entre os tipos de cogumelos mais consumidos. Mas você sabe distingui-los? Confira mais sobre cada um deles aqui!

. Champignon
Conhecido também cogumelo Paris, o champignon tem um sabor mais suave e é um dos cogumelos mais cultivados no mundo. É um dos ingredientes indispensáveis para um verdadeiro strogonoff brasileiro, dando aquele toque leve e marcante ao prato. Sobre suas propriedades nutricionais, ele possui boas quantidades de vitamina B5, fósforo e cálcio, que auxilia no controle do colesterol e previnem doenças intestinais.

. Shimeji
Com sabor mais acentuado, o shimeji é considerado um dos mais saborosos e pode ser preparado de forma bem simples: refogado na manteiga ou no azeite. Composto por  fósforo, magnésio e potássio é um ótimo aliado no controle da pressão arterial.

. Shitake
É comum encontrá-lo na sua forma desidratada ou fresca. Ingrediente valioso para sopas, molhos e acompanhamento de massas, o shitake possui aminoácidos essenciais que reforçam a imunidade. 

– Como preparar cogumelos?

. Cogumelos crus
Geralmente os cogumelos devem ser levados ao fogo mas existem alguns tipos que podem ser consumidos crus. Como por exemplo, o cogumelo paris faz uma ótima combinação em saladas verdes ou em pizzas caseiras.

. Cogumelos fritos na manteiga
Coloque a frigideira em fogo alto. Quando estiver quente, acrescente uma colher de sopa de manteiga e frite rapidamente em fogo alto até dourar. Caso prefira, alguns ingredientes podem ser adicionados para deixar o prato ainda mais saboroso, como o shoyu, sal, pimenta preta e cebolinha. 

. Cogumelos assados no azeite
Em uma forma untada com manteiga, coloque os cogumelos cortados e temperados com o alho e sal. Regue com azeite e salsinha a gosto. Leve ao forno preaquecido por cerca de 15 minutos e sirva!

Mas se você deseja não perder muito tempo na cozinha e comer comidas com receitas de chef, precisa experimentar os cogumelos preparados pelo chef francês da Brasil Gourmet, François Mallard! 

Acesse a loja online do Em Casa e confira as opções de cogumelos de chef prontos para consumo!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

quatro × quatro =