Existem receitas que vão além da função de saciar a fome do momento. A culinária pode ser vista de diversas formas, entre elas um ato de afeto, uma manifestação cultural ou até uma expressão histórica.

Falando nisso, a gastronomia italiana não é só feita de massas e pizzas, o antepasto é um prato bastante popular e tradicional na Itália.

O antepasto pode ser preparado com especiarias, como berinjela, pimenta, gengibre ou com queijos e hortaliças, e servido com pães e torradas. Quer saber mais sobre essa iguaria italiana? Continue lendo este artigo!

Tudo sobre Antepasto, um prato típico italiano

– O que é antepasto?

Não é por acaso que o prato é servido antes das refeições como degustação. Na grafia italiana, antipasti no plural — significa literalmente “antes do prato”.

Com início na Itália medieval, o intuito do antepasto surgiu como uma forma de aguçar todos os sentidos, não só o paladar das pessoas, antes das refeições. Como até os dias de hoje, os ingredientes das receitas de antepasto chamam atenção por suas cores, cheiros e texturas.

Entre os ingredientes mais famosos dos antepastos estão: nozes, alimentos em conserva, queijos salgados, berinjela e cogumelos. Além de anteceder as grandes refeições, os antepastos podem fazer parte das reuniões de trabalho ou com os amigos nas mais variadas receitas. 

– Qual é a diferença entre antepasto e caponata?

Na verdade, diversos pratos podem ser considerados antepastos, como tapenade, bruschetta e também a caponata. A caponata é um prato típico da culinária da Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo.

Seja para celebrar uma reunião com os amigos ou saborear antepastos sozinho com um bom vinho, selecionamos uma receita especial de antepasto de abobrinha para você preparar em casa:

Ingredientes
– 1 Abobrinha italiana crua
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 2 dentes de alho cru
– 10g de orégano
– 1 pimenta dedo de moça sem semente picadinha
– 1 colher (sopa) de sal
– Azeitonas picadas a gosto
– Cheiro verde a gosto

Como preparar?
– Primeiro corte a abobrinha em fatias finas e, em seguida, leve para marinar com o sal por mais ou menos 2 horas;
– Após isso, triture o alho e reserve;
– Depois de 2 horas esprema a abobrinha para tirar todo o líquido que se forma;
– Em seguida, acrescente os outros ingredientes e misture;
– Sirva, de preferência com torradas ou pães.

Gostou da receita?

Se você prefere garantir ainda mais praticidade, qualidade e sabor de receita de chef para as ocasiões, a Brasil Gourmet preparou uma ótima solução!

O Antepasto de Berinjela Medida Exata Gourmet está pronto para consumo! Uma alternativa prática, saudável (já que ele é feito pela técnica francesa de cozimento sous vide, que mantém as propriedades e o frescor dos alimentos) e muito saborosa!

Entre os ingredientes estão: berinjela, pimentão vermelho, pimentão verde, cebola, pimentão amarelo, azeite, azeite extra virgem, suco de limão, sal rosa do himalaia, salsa, tomilho, alecrim, pimenta calabresa e orégano.

Adquira agora na loja online do Em Casa!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

seis + 6 =