A vitamina D é primordial para promover a manutenção do sistema imunológico. Contribui em diversas funções importantes para a saúde, entre elas: auxilia na absorção dos minerais cálcio e fósforo através do intestino; ajuda na prevenção de diversas doenças crônicas não transmissíveis, etc.

Entre as principais fontes dessa vitamina está o sol. A vitamina D é sintetizada na pele em resposta à exposição ao sol. Porém, existem alguns alimentos essenciais que podemos consumir que também são fontes da vitamina D.

A ingestão de vitamina D pode ser feita por meio do consumo de alimentos como: peixes, leites e proteínas.

Quer saber exatamente quais alimentos ricos em vitamina D você deve inserir em sua dieta? Descubra a seguir!

Shitake Salteado – Medida Exata Gourmet

1. Cogumelos

Ricos em antioxidantes e fibras, os cogumelos estão na base da dieta alimentar de muitas pessoas, inclusive vegetarianos e veganos. Com mais de 10.000 espécies de cogumelos existentes, o shitake e o shimeji são fontes ricas de vitamina D.

2. Salmão

Além de ser rico em vitamina D, o salmão é um peixe que possui uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega e vitamina B-12. Entre os benefícios, ele promove a saúde do coração e auxilia na manutenção da elasticidade da pele.

3. Gema de ovo

Fonte de proteínas, minerais e vitaminas essenciais, a gema do ovo é um alimento que reforça a taxa de vitamina D no organismo. Nela está concentrada a maior quantidade da vitamina no ovo.

4. Leite Integral

Rico em cálcio, elemento essencial para os músculos e ossos, o leite é uma ótima fonte de vitamina D. Inclusive, os intolerantes à lactose podem apostar em versões do leite sem lactose e nas bebidas vegetais enriquecidas com nutrientes.

5. Fígado de boi

Nutritivo e rico em vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo, como ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B e vitamina A, o bife de fígado é rico também em vitamina D.

6. Sardinha

Riquíssima em ômega-3, a sardinha é outro alimento enlatado que pode ser uma opção para uma dieta mais rica em vitamina D.

7. Ostras

Embora sejam excelentes fontes de vitaminas, como vitamina B12, zinco, ferro, manganês e  selênio, além da vitamina D, um dos elementos que ganham destaque nas ostras é o ferro, já que ele está presente em grande parte do alimento.

É preciso estar atento a alguns sinais na correria do dia a dia. Atualmente é comum permanecer em locais fechados, seja para lazer ou trabalho, e, assim, o contato com o sol acaba diminuindo. Por isso, é importante recorrer a uma alimentação mais saudável e equilibrada. Entre os sinais de deficiência de vitamina D estão:
. Fraqueza muscular;
. Diminuição do fósforo e do cálcio no sangue;
. Osteoporose – em idosos;
. Raquitismo;
. Entre outros sintomas.

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