Este ano a técnica de cozimento sous vide, reconhecida por alcançar resultados impossíveis por quaisquer outros métodos, completa 51 anos de história no dia 26 de janeiro. Diversas celebrações serão realizadas em 2022 para comemorar a técnica é destaque na inovação global da culinária até os dias de hoje.

Sendo assim, para celebrar a data, a equipe do Em Casa por Brasil Gourmet selecionou curiosidades sobre sous vide, que provavelmente você ainda não deve ter ouvido falar. Quer saber quais são? Continue lendo o artigo abaixo!

1. A técnica surgiu na indústria como uma técnica para a conservação de alimentos.

Na década de 60, quando o sous vide chegou na indústria dos alimentos, não era um método utilizado para tornar os alimentos mais saborosos. Embalar a vácuo e cozinhar alimentos por sous vide era uma técnica utilizada para que os alimentos tivessem uma vida útil mais longa.

2. O dia 26 de janeiro marca a data de aniversário do “pai” do sous vide moderno, o chef Bruno Goussault.

O Dia Internacional do Sous Vide é comemorado no mesmo dia do aniversário do cientista e  chef francês Bruno Goussault, reconhecido como o “pai” do sous vide moderno. Além de conseguir popularizar a técnica pelo mundo, Goussault ensinou mais de 80% dos chefs com três estrelas Michelin do mundo. Em 2022, Goussault completa 80 anos.

Dia Internacional do Sous Vide
Créditos: https://www.sousvidemagazine.com/

3. A técnica sous vide está diretamente relacionada à sustentabilidade.

O fato de o processo de cozimento ser realizado em uma embalagem a vácuo contribui para uma redução significativa relacionada à perda de alimentos no momento da cocção, garantindo maior rendimento dos produtos. Além disso, os alimentos podem ser preparados previamente e facilmente armazenados.

4. A Brasil Gourmet é a única empresa brasileira que trabalha com sous vide em escala industrial.

Com formação na maior indústria de sous vide do mundo, localizada na França, – em meados dos anos 2000 – François Mallard veio para o Brasil trazendo na bagagem o domínio da técnica. Em 2012, fundou a Brasil Gourmet com o intuito de trabalhar com sous vide em escala industrial.

Gostou de saber mais sobre a técnica? Então, comemore o Dia Internacional do Sous Vide da melhor forma: acesse o site do Em Casa e garanta os seus produtos favoritos!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

18 − 1 =