Alimentos leves e muita água! Devido às temperaturas mais elevadas, a alimentação saudável no verão é ainda mais recomendável.

Nos períodos de tempo seco e quente, o corpo naturalmente perde mais água. Por isso, uma boa escolha de alimentos no cotidiano e outros cuidados são essenciais para manter a saúde na estação.

Quer saber o caminho para aproveitar os dias mais quentes de forma leve e refrescante? Confira 5 dicas para uma alimentação saudável no verão!

1. Mantenha o corpo hidratado com alimentos que ajudam na hidratação.

Além de beber bastante líquido, como água, sucos naturais e água de coco, escolher alimentos que ajudam na hidratação é uma ótima pedida para hidratar o corpo e, ao mesmo tempo, saciar a fome.

Entre esses alimentos estão:
. Melancia
. Morango
. Abacaxi
. Pêssego
. Pepino
. Tomate
. Abobrinha
. Entre outros.

2. Aposte no consumo de alimentos alaranjados para um bronzeado bonito.

Quem nunca ouviu falar que alimentos como a cenoura, manga e abóbora são ótimos para dar aquele aspecto bonito para o bronzeado? Além de serem bons para a pele e refrescantes, são alimentos cheios de vitaminas importantes para a manutenção da saúde.

3. Dê preferência para refeições mais leves.

As frituras e os alimentos mais gordurosos podem deixar a digestão mais lenta. Assim, sensações comuns durante altas temperaturas, como mal-estar e fadiga, podem ser mais frequentes.

Por isso, aposte em alimentos mais leves para compor suas refeições, como peixes, legumes e saladas.

dicas para uma alimentação saudável no verão

4. Faça adaptações nas receitas.

Não precisa abrir mão dos doces no verão, basta adaptar as receitas.

Use e abuse da criatividade para fazer sobremesas que utilizam frutas. Além de saciar a vontade de doce, é uma alternativa mais saudável, refrescante e saborosa para o verão. Entre as sugestões, smoothies bem gelados com ingredientes como iogurte, mel e frutas vermelhas são uma ótima pedida.

5. Redobre os cuidados com a higiene e conservação dos alimentos.

Com as temperaturas mais elevadas, o risco de contaminação dos alimentos também aumenta. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para saúde, entre eles:
. Higienização correta dos alimentos, como frutas, verduras e legumes;
. Manter a pia e a cozinha limpas para evitar a proliferação de fungos e bactérias;
. Armazenamento dos alimentos na temperatura correta para evitar a proliferação de microrganismos.

Falando em conservação dos alimentos, você sabia que o sous vide é uma técnica de conservação pouco conhecida no Brasil, mas muito usada há décadas na Europa?

Ela consiste em embalar o produto a vácuo e depois submetê-lo a um lento cozimento em baixas temperaturas, dependendo das características de cada alimento. Esse processo é semelhante ao da pasteurização, pois o produto varia de 54ºC a 72ºC no cozimento e de 0ºC a 2ºC no resfriamento.

Os produtos do Em casa por Brasil Gourmet, além de contar com a técnica sous vide, também passam pelo processo de ultracongelamento dos alimentos.

Entre tantos benefícios que podem ser vistos neste artigo, os alimentos submetidos ao processo de ultracongelamento podem ser mantidos no freezer tradicional por até 18 meses (os pescados têm uma shelf life um pouco menor, de 12 meses). A principal vantagem disso é que eles podem ser consumidos no momento ideal, descongelados naturalmente em temperatura ambiente no momento do consumo.

Uma ótima opção para quem deseja ter sempre acesso a alimentos frescos, práticos, saborosos e saudáveis. Outra boa pedida para o verão!

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