A versatilidade e o sabor inconfundível deste pão, cuja massa macia possui aroma de baunilha, tornaram o alimento um elemento essencial nas mesas natalinas. Seja com frutas cristalizadas, lascas de chocolate ou nozes, o panetone é o grande símbolo das festas de Natal e Ano Novo.

Presente em diversos lugares do mundo, ele vai muito além de uma tradição brasileira. 

Mas, afinal, qual é a origem da receita do panetone?

Uma das histórias mais populares sobre a origem do panetone é que ele surgiu na Itália, na cidade de Milão, por um deslize de seu criador, o padeiro Toni. Por isso, o significado do nome tem o seu sentido nesta versão da história. A palavra “Panetone” significa “Pani di Toni” – ou em português “o Pão de Toni”.

De acordo com a lenda, a receita foi criada por um mero acidente no final do século 15. O padeiro Toni trabalhava exaustivamente na véspera de Natal fazendo pães e tortas, quando acabou colocando as frutas da torta na massa dos pães. Ele até tentou consertar a falha e adicionou também frutas cristalizadas, manteiga e ovos na receita.

Ao levar sua criação “torta de pão” para o chefe, o resultado não poderia ter sido diferente: um grande sucesso!

Apesar da história bonita, muitos historiadores desaprovam a versão e alegam que o panetone é uma receita de tradição coletiva. Por isso, não é possível determinar com precisão absoluta o lugar e a data de criação.

Você sabia que a receita do Panetone é protegida por lei?

Apesar das inúmeras variações criadas por nós brasileiros, como os chocotones, sorvetones, panetones salgados, entre outras receitas criativas, a receita clássica do panetone é protegida por um decreto assinado na Itália, em 2005.

A lei prevê que para ser um autêntico panetone é preciso conter determinada  quantidade de água, açúcar, farinha, sal, ovos e frutas cristalizadas.

Panetone no Brasil

Depois da Itália e do Peru, o Brasil é o país que consome panetone no mundo, com cerca de 440 gramas per capita por ano.

O sucesso deste ícone ultrapassou as fronteiras da França e transformou-se em uma tradição natalina em diversos países do mundo graças aos milhões de imigrantes italianos. Especialmente no período da Segunda Guerra Mundial, gerações atravessaram o Atlântico em busca de oportunidades na América do Sul.

Tudo pronto para a sua ceia de Natal?

Precisa de ajuda para selecionar alimentos práticos, saudáveis e saborosos para sua ceia ficar completa? Acesse a loja online do Em Casa e aproveite os melhores momentos do Natal ao lado da sua família!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

dezenove − 10 =