Nos últimos anos, a Black Friday tornou-se uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Com origem nos Estados Unidos, atualmente o dia é adotado em diversos países do mundo como forma de estimular a economia do país e aumentar o número de vendas, com preços bastante atraentes para os clientes.

Com o comércio online aquecido devido ao estímulo do hábito das compras online após a pandemia de Covid-19, a última sexta-feira do mês de novembro promete ser um sucesso em 2021! 

Mas você sabe como a data surgiu? Qual é o real significado do termo “Black Friday”?

Como surgiu a Black Friday?

A data marca a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, também conhecido pelo nome em inglês “Thanksgiving Day”, celebrado na quinta-feira da quarta semana de novembro nos EUA. Esse feriado tem como objetivo agradecer tudo de bom que aconteceu no ano, além de aproveitar momentos junto com a família.

Além de um período de agradecimentos, o Dia de Ação de Graças é o último feriado antes do Natal, motivo pelo qual muitos aproveitam a data para fazer compras. Mas isso não é uma coincidência.

Em 1939, nos EUA, o Presidente Franklin Roosevelt determinou que o Dia de Ação de Graças aconteceria na quarta quinta-feira de novembro para favorecer o comércio com uma semana extra de compras antes do Natal. A consequência dessa decisão foi o aumento das vendas, especialmente no dia seguinte, uma sexta-feira.

Porém, existem diversas outras teorias sobre a origem da Black Friday. Há aqueles que acreditam que a expressão nasceu no final do século XIX, após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira. 

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e, desde então, cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano. 

O que significa Black Friday?

Black Friday, ou traduzido para o português “Sexta-feira Negra”, nem sempre teve a conotação comercial que conhecemos hoje. 

Durante muitos séculos, o adjetivo negro foi associado a eventos ruins, como crises financeiras, guerras e outros acontecimentos. Mas com o tempo, os lojistas conseguiram dar uma interpretação positiva ao termo ao relacionar o período ao momento em que os estabelecimentos voltam a ter lucro.

Curiosidade: ao contrário dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online, que passou para o varejo físico, e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista. Seja no ambiente online ou físico.

Gostou de saber mais sobre a data que movimenta o comércio em vários países do mundo? Além de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, também é uma grande oportunidade para adquirir produtos alimentícios.

Aproveite a Black Friday* na loja online do Em Casa com descontos de até 60% em produtos selecionados! 

*Promoção válida somente até às 23:59 do dia 30/11/21.  
*As entregas dos produtos serão feitas a partir do dia 07/12/21.

Acesse a loja online do Em Casa!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

doze − 10 =