Medo, isolamento, muitas incertezas… A chegada da pandemia ressaltou a importância dos cuidados à saúde, não somente física, mas também mental. O agravamento de doenças como ansiedade, estresse e depressão impulsionaram discussões sobre pequenas atitudes do dia a dia que podem ajudar a melhorar esses quadros.

Além da indicação de acompanhamento psicológico e de tratamentos com medicamentos indicados por psiquiatras, cada vez mais pessoas buscam por alternativas saudáveis, que incluem mudanças nos hábitos alimentares. Neste cenário, os alimentos têm sido grandes aliados para amenizar sintomas de maneira natural.

Uma alimentação equilibrada serve não só para melhorias físicas, como também influencia diretamente para amenizar os sintomas da ansiedade. Isso acontece devido a algumas substâncias contidas em determinados alimentos que aumentam a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que atuam no cérebro e desempenham vários papéis no organismo.

Conhecida como hormônio da felicidade, a serotonina é uma substância química que, entre outras funções, atua promovendo a regulação do humor, oferece sensação de relaxamento e ajuda a combater a ansiedade.

Quer saber quais são os 7 alimentos que podem ajudar a diminuir a ansiedade? Confira a seguir!

1. Salmão

Peixes ricos em gordura, como o salmão e a truta, contêm bastante ômega-3, substância que ajuda na função cognitiva. Além disso, esses peixes também são ricos em ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA), ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. 

2. Castanha-do-pará

Nozes, como a castanha-do-pará e amêndoas, são alimentos ricos em selênio, um nutriente que melhora o humor, a ansiedade e reduz a inflamação. Além disso, o selênio possui propriedades antioxidantes, que ajudam também a prevenir danos celulares. 

Porém, devido a efeitos colaterais, é importante lembrar que o consumo de selênio deve ser controlado. A média diária de consumo recomendada para um adulto é de três a quatro castanhas por dia. Por isso, é importante consultar um especialista.

3. Ovos

Além de serem uma excelente fonte de vitamina D (gemas) e proteína, os ovos podem ajudar a combater a ansiedade. Eles contêm triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, como mencionado anteriormente, um hormônio poderoso que ajuda a regular o humor, a memória e o comportamento.

4. Banana

Além de ser rica em potássio e magnésio, a banana auxilia na assimilação de outros nutrientes e também é rica em triptofano.

Dica: não deixe de consumir aquele “fiapo” da fruta, pois a maior concentração do triptofano está localizada justamente nessa parte.

7 alimentos que diminuem a ansiedade
Imagem ilustrativa

5. Grãos integrais

Em grãos integrais, como arroz integral, pão integral e aveia, vitaminas do complexo B são encontradas. Especialmente, o ácido fólico, vitaminas B6 e B12, executam uma função importante regulando o sistema nervoso e participam da produção de serotonina.

6. Iogurte natural

Probióticos podem ser ingeridos através de alimentos fermentados, como o iogurte natural, kefir e kombucha. 

Eles são micro-organismos vivos que, além de terem vitaminas e minerais importantes para nutrir o organismo, contém leveduras e bactérias benéficas que ajudam na manutenção da saúde, contribuindo para uma boa digestão. Alguns estudos científicos indicam que inflamações no intestino podem estar relacionadas com alterações emocionais, como a ansiedade.

7. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas, como morango e cereja, possuem alto nível de propriedades contra a ansiedade, que reduzem o cortisol, conhecido como hormônio do estresse eque é produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins. O cortisol está intimamente ligado ao sistema emocional.

Para finalizar, é importante ressaltar que, em determinados casos, o tratamento dos sintomas de ansiedade requerem a ajuda de um especialista. Por isso, é essencial consultar um profissional capaz de realizar um diagnóstico e recomendar os melhores tratamentos. Cuide-se!

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