Há quem prefira cortes mais magros e mais finos. Mas há também aqueles que gostam mais de um corte mais alto e apreciam aquelas gordurinhas. Porém, além dessas questões existe um grande fator predominante: como dominar a arte de alcançar o ponto certo da carne?

Para muitos pode até parecer um grande desafio, mas existem algumas dicas que podem ajudar na hora de preparar a carne. Quer saber mais sobre as dicas para acertar o ponto da carne? Confira abaixo!

Produto Em Casa: Costela Bovina
Produto Em Casa: Costela Bovina

– A espessura e o corte ideais

Seja onde for o modo de preparo, seja na churrasqueira, frigideira ou forno, há uma característica do corte que influencia diretamente no ponto: a espessura. É preciso entender que quanto mais grosso o corte da carne, mais fácil é fazê-la malpassada ou ao ponto. Em contrapartida, é mais difícil fazê-lo bem passado sem queimá-lo.

Além disso, os cortes ideais para bons bifes estão localizados na parte traseira do boi, entre eles, filé mignon, fraldinha, alcatra e contra-filé.

– Suculência da carne

Outra questão importante é que a gordura entre as fibras da carne ajuda a manter a carne mais suculenta. Por isso, é indicado manter o corte com a gordura, e, depois, após alcançar o ponto exato da carne, retirar caso não goste.

– Carne malpassada

Para quem gosta da maciez e do sabor mais acentuado da carne, o ponto malpassado é sempre o favorito. A carne malpassada tem o interior bem avermelhado e as bordas mais tostadas. Para conseguir chegar nesse ponto, é preciso selar a carne com a chapa bem quente por pouco tempo.

– Carne ao ponto

Não tem erro! A carne ao ponto tem uma faixa rosa no centro e suas bordas devem estar um pouco tostadas. Para chegar nesse ponto, é preciso colocar a peça em uma chapa pré- aquecida (bem quente) por aproximadamente 5 minutos. Se a chapa estiver fria, ela não terá aquele exterior crocante e saboroso.

– Carne bem-passada

Como mencionamos anteriormente, os cortes mais finos são ideais para fazer a carne bem-passada de maneira mais fácil e rápida. Sendo assim, a dica é selar o corte em fogo alto e seguir o cozimento em fogo baixo por cerca de 10 minutos (ou mais).

– Carne saborosa, prática e saudável para o dia a dia

Você já experimentou uma carne feita por meio da técnica sous vide?​ 

Sous vide é uma técnica culinária francesa que atinge resultados impossíveis de alcançar por outras formas tradicionais de cozimento. As carnes atingem um ponto de cocção uniforme, uma vez que são embaladas a vácuo e cozinham na mesma temperatura por um longo período. 

Devido à retenção dos líquidos dentro da embalagem, a carne permanece na íntegra com sabor, suculência, textura e nutrientes preservados.

Quer garantir mais tempo para as tarefas do seu dia a dia? Adquira produtos da maior empresa de sous vide do país: a Brasil Gourmet. 

Além das carnes bovinas, a linha Em Casa por Brasil Gourmet possui diversos pratos principais e acompanhamentos que vão atender a todos os tipos de ocasião, do lanche rápido ao almoço de domingo. E o melhor: chegam prontos para consumo na sua casa

Os pratos podem ir direto ao forno micro-ondas ou tradicional, sendo necessário apenas o aquecimento de 02 a 15 minutos, de acordo com cada prato.

Além disso, as carnes são ultracongeladas e embaladas individualmente, facilitando o armazenamento e a disponibilidade de ter sempre uma alimentação saborosa e de qualidade ao seu alcance.

Então, gostou das dicas sobre acertar o ponto da carne?

Acesse a loja online e conheça todos os produtos do Em Casa!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

20 + 1 =