A busca por uma alimentação de qualidade, saudável, sustentável, prática e saborosa tem aumentado a cada dia. Em um cotidiano que exige a otimização das atividades, a comida ultracongelada é uma solução eficiente que possibilita, entre tantas vantagens, a preservação do sabor, aroma e textura naturais dos alimentos.

Quer saber mais sobre as vantagens da comida ultracongelada? Continue lendo este artigo!

Mas, antes de prosseguirmos com as vantagens, é preciso esclarecer uma dúvida bastante comum: a diferença entre os alimentos congelados e os ultracongelados.

Alimentos congelados x Alimentos ultracongelados

Na procura por técnicas mais eficientes para a preservação das características naturais dos alimentos, o ultracongelamento surgiu como uma importante ferramenta.

Um dos principais pontos de divergência entre o processo de congelamento tradicional e o ultracongelamento, é que no congelamento normal os alimentos são submetidos a temperaturas a 0ºC ou menos, proporcionando um processo de congelamento total do alimento muito lento

Por esse processo ser mais demorado, grandes cristais de gelo formam-se lentamente. Desta forma, a essência do alimento acaba sendo afetada, o que pode diminuir a qualidade e a textura do produto. 

Além disso, os riscos de perda de nutrientes e sabor tornam-se maiores, o que faz com que os produtos fiquem mais suscetíveis a contaminações por bactérias. 

Já o ultracongelamento consiste em um processo de congelamento muito rápido, realizado em um ultracongelador. Após o cozimento, o alimento é submetido a uma redução brusca de temperatura, chegando a -18ºC em menos de uma hora.

Esse processo de congelamento ultrarrápido garante grandes vantagens.

Vantagens da comida ultracongelada

Entre as principais vantagens da comida ultracongelada estão:

Preservação das propriedades naturais dos alimentos
O ultracongelamento evita a formação de cristais de gelo. Sendo assim, o descongelamento acontece sem a perda de líquidos, preservando as características físicas e nutricionais dos alimentos.

Diminuição do risco da proliferação de bactérias
Por ser um processo de congelamento rápido, a técnica evita que os alimentos fiquem expostos à proliferação de bactérias.

Prolongamento do shelf life – vida útil – dos alimentos
Alimentos submetidos ao processo de ultracongelamento podem ser mantidos no freezer tradicional por até 18 meses (os pescados têm uma shelf life um pouco menor, de 12 meses). A principal vantagem disso é que eles podem ser consumidos no momento ideal, descongelados naturalmente em temperatura ambiente no momento do consumo.

Praticidade com segurança para o dia a dia
Além de estarem sempre prontos para o consumo, os alimentos ultracongelados oferecem mais segurança e garantia de saúde e bem-estar. Por evitar a exposição da comida, a probabilidade de problemas como intoxicação alimentar diminuem bastante.

Diminuição do desperdício de alimentos
A alternativa de ter uma variedade de opções de pratos ultracongelados individuais no freezer, além da praticidade para o cotidiano, faz com que o desperdício de alimentos diminua. O descongelamento acontece sempre no momento do consumo.

Quer garantir todas as vantagens das comidas ultracongeladas, produzidas por meio da técnica francesa sous vide para o seu dia a dia?

Acesse a loja online do Em Casa e garanta seus produtos prediletos!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

onze + 20 =