Dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data tem como objetivo evidenciar temas relacionados à nutrição e segurança alimentar. A segurança alimentar está relacionada à alimentação saudável, de qualidade, acessível e suficiente. Infelizmente, essa é uma realidade que não contempla toda a população do mundo.

A pandemia da Covid-19 agravou a situação da oferta de alimentos. Com preços altos e o aumento da pobreza, muitas famílias ficaram mais vulneráveis e tornou-se ainda mais difícil o cumprimento da meta global de zerar a fome no mundo até 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a agência das Nações Unidas que lidera os esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza, a FAO – sigla para Food and Agriculture Organization of the United Nations, ou, em português, Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura -,  estima-se que em 2020, em todo o mundo, a fome atingiu um contingente entre 720 milhões e 811 milhões de pessoas, 161 milhões a mais do que em 2019.

A importância de fomentar sistemas alimentares sustentáveis

A pandemia evidenciou a insegurança alimentar e o estresse dos sistemas alimentares. 

O sistema alimentar é composto por uma cadeia altamente centralizada e operante com base na demanda. Entre os elementos do sistema alimentar estão o uso de recursos naturais, pessoas, infraestrutura, leis e, é claro, a cadeia alimentar em si, desde o plantio, colheita, armazenamento, transporte, consumo até o descarte de alimentos. 

Esse sistema é frágil e pode sofrer desequilíbrios diante de crises, como a falta de acesso a alimentos em consequência da pandemia. 

Sendo assim, é mais do que necessário promover sistemas alimentares melhores, que busquem conciliar desenvolvimento e preservação. Ou seja, sistemas alimentares sustentáveis.

Ao falar de sustentabilidade devem ser considerados três pilares: social, ambiental e econômico. Sendo assim, um sistema alimentar sustentável precisa oferecer segurança alimentar e nutricional a fim de proporcionar um futuro melhor para as próximas gerações. Ambientes melhores, vidas melhores.

Para construir um sistema alimentar sustentável é preciso ter em mente que ele necessita:

  • ser rentável, a fim de garantir a sustentabilidade econômica;
  • oferecer amplos benefícios para a sociedade, a fim de garantir a sustentabilidade social;
  • promover um impacto positivo ou neutro sobre o meio ambiente e os recursos naturais, a fim de proteger a sustentabilidade do meio ambiente.

Brasil Gourmet no caminho para um sistema alimentar sustentável

A Brasil Gourmet é uma empresa que acredita que a mudança deve começar na prática. Por isso, a empresa trabalha com a técnica sous vide, que por si só é uma grande aliada quando o assunto é sustentabilidade.

O fato de o processo de cozimento ser realizado em uma embalagem a vácuo já contribui para uma redução significativa relacionada à perda de alimentos no momento da cocção,  garantindo maior rendimento dos produtos.

Além disso, a empresa brasileira desenvolve ações em prol de um sistema sustentável por toda sua cadeia, entre elas estão:

. Trabalhar com fornecedores de embalagens plásticas e de papel com certificação de empresa sustentável, que garantem que suas matérias-primas são provenientes de ambientes renováveis;
. Possuir um programa de separação de resíduos, onde cada item é direcionado separadamente para o destino adequado garantindo assim um ciclo virtuoso;
. Seguir o conceito ASAP – As sustainable as possible, as soon as possible – que estabelece a busca permanente por práticas e produtos cada vez mais alinhados aos princípios da sustentabilidade, a fim de reduzir o impacto ao meio ambiente.

E mais: a Brasil Gourmet está trabalhando com uma consultoria ambiental e de sustentabilidade que está auxiliando com os próximos projetos, entre eles a geração de energia solar, projetos com pequenos produtores e pesquisas avançadas em busca de alternativas mais sustentáveis que o plástico.

Diante da realidade atual, é preciso reunir esforços para desenvolver ações concretas de mudança. Somente desta forma impactos expressivos e positivos poderão ser vistos no futuro.

Em Casa
Author

Digite seu comentário

5 × cinco =