Ela ganhou as águas, o mercado e o paladar dos brasileiros. Você sabia que hoje a tilápia é considerada o pescado mais cultivado no Brasil? A carne branca com sabor suave aparece nos cardápios dos restaurantes nas mais variadas combinações. É sempre uma boa pedida para refeições leves e saudáveis.

De origem africana, a tilápia foi introduzida no Brasil na década de 50. Por possuir pouca gordura permite ser preparada pelas mais diferentes técnicas. 

No Em Casa, o pescado além de passar pela técnica sous vide, uma forma de cocção que consiste em embalar os alimentos a vácuo e depois submetê-los a um cozimento lento, em baixas temperaturas, também passa por outro processo tecnológico que oferece sabor e textura únicos: o ultracongelamento

Diferente do congelamento tradicional, o congelamento ultrarrápido permite a produção mínima de cristais de gelo, o que preserva a estrutura natural do alimento. No sistema de congelamento tradicional, esses cristais fazem microfissuras que acabam permitindo a liberação de líquidos presentes entre as fibras da carne.

Além disso, com mais de 30 anos de experiência com o sous vide, o chef François Mallard desenvolveu receitas exclusivas para ressaltar ainda mais o sabor da tilápia em duas versões: chapeada e moqueca. Confira a seguir mais detalhes sobre as versões de tilápia em pratos prontos para consumo!

Tilápia chapeada com manteiga de limão

O sabor leve e delicado da tilápia chapeada preparada por meio do sous vide forma a combinação perfeita com a receita especial da manteiga de limão do chef François. Um dos pontos altos deste prato, além do sabor e da textura, é o tempo de preparo: apenas 2 minutos.

Como preparar?

Micro-ondas
– Descongele o produto; 
– Retire-o da embalagem e coloque o filé em um recipiente adequado; 
– Aqueça durante 1 a 2 minutos em potência média;
– Retire o produto com cuidado.

Dica do Chef: derreta a rodela de manteiga de limão no micro-ondas, por 10 segundos, e despeje sobre o produto.

Moqueca de Tilápia

Moqueca de Tilápia | Em Casa
Moqueca de Tilápia | Em Casa

Além da preservação dos nutrientes, o sous vide e o ultracongelamento permitem que o sabor e a textura do peixe sejam tão preservados, que parece até que o prato foi feito na hora. Na versão do chef François, a moqueca de tilápia é preparada ao estilo capixaba, perfeita para qualquer ocasião.

Como preparar?

Micro-ondas
– Descongele o produto;
– Faça um pequeno picote na embalagem para tirar o vácuo;
– Coloque a embalagem aberta em um recipiente que mantenha o saquinho em pé;
– Aqueça durante 1 a 2 minutos em potência média;
– Retire o produto com cuidado.

No site do Em Casa, você pode encontrar além das versões individuais dos pratos acima, as opções completas com acompanhamentos, como: moqueca de tilápia acompanhada de arroz 11 grãos e legumes e tilápia chapeada no azeite de alcaparras acompanhada de legumes e purê de batatas.

Pratos práticos, saborosos e saudáveis feitos para qualquer ocasião, da correria do dia a dia até um jantar especial pronto para ser servido!

Acesse a loja on-line do Em Casa e conheça mais produtos. 

Em Casa
Author

Digite seu comentário

10 + quinze =