Você já parou para pensar sobre os seus hábitos de consumo? Da energia que você utiliza  até os alimentos que você compra, todas as ações de consumo causam impacto na economia, no meio ambiente e nas relações sociais, sejam elas positivas ou negativas.

Com o crescimento da população mundial, ao pensar no aumento do consumo e da produção de alimentos, é preciso considerar soluções inteligentes e tecnológicas que aproveitem o máximo da área produtiva, evitando, entre tantos fatores, o desperdício de alimentos.

Por isso, promover ações que eliminem o desperdício de recursos naturais é uma prática que deve ser realizada e fomentada por cada um de nós. Mas como será que a técnica do sous vide está relacionada com o consumo consciente?

Antes de esclarecer essa conexão é preciso entender:

O que é consumo consciente?

Para estabelecer uma relação harmoniosa entre nós e o planeta é preciso consumir de forma sustentável. Em outras palavras, investir em ações positivas como: poupar recursos naturais, diminuir a geração de resíduos, incentivar e praticar a reciclagem, conter o desperdício e, entre outras ações, aproveitar o melhor rendimento possível da área já cultivada, antes de fomentar o crescimento da área produtiva. 

Com grande poder de decisão, os consumidores finais de produtos e serviços têm a capacidade de definir as melhores atitudes para minimizar o impacto negativo no ambiente. Ou seja, o consumo consciente, também chamado de consumo sustentável, nada mais é do que consumir da melhor maneira, considerando não só o momento atual, mas as consequências dos hábitos de consumo.

Inclusive, boas notícias estão em destaque acerca do assunto. Este ano, a Mandalah, consultoria em inovação consciente, e a Stilingue, plataforma de inteligência artificial para monitoramento da internet, desenvolveram juntas um estudo sobre o consumo consciente no Brasil, chamado de CC+.  Entre as tendências existentes antes do vírus, a pesquisa revelou que a pandemia acelerou conceitos, como a maior preocupação com a sustentabilidade. Os resultados mostram que uma parcela das pessoas está bem mais criteriosa com o consumo, sobretudo no que diz respeito à qualidade e quantidade. 

Relação entre consumo consciente e a técnica do sous vide

É de conhecimento geral que um dos principais problemas da humanidade é o desperdício de alimentos. Conseguimos produzir muito a partir dos recursos naturais, mas aproveitamos muito pouco do que o solo fornece. 

A técnica do sous vide, por si só, é uma prática sustentável. O fato do processo de cocção dos alimentos ser realizado dentro de uma embalagem a vácuo em baixas temperaturas, por longo período de tempo, contribui para uma redução significativa relacionada à perda de alimentos no momento da cocção. A minimização da perda de líquidos (sucos naturais das carnes) durante o processo promove um maior rendimento dos produtos. Por isso, o sous vide garante um aproveitamento superior a qualquer outro método de cozimento.

O sous vide também ajuda a diminuir o desperdício, pois os alimentos podem ser preparados previamente e facilmente armazenados. Além disso, como o produto é cozido dentro da própria embalagem a vácuo, existe a garantia da segurança dos alimentos, que  só são expostos no momento do consumo. Isso garante  um shelf lifemuito maior do que em outros produtos.

A construção de uma sociedade mais produtiva e com um futuro mais promissor depende das nossas escolhas. A partir do momento que refletimos sobre os nossos hábitos de consumo e buscamos alternativas que reduzam o impacto no ambiente, nos tornamos agentes de mudança.

Mas, para promover grandes mudanças, é necessário engajar as pessoas. Por exemplo, sobre a relação entre o consumo sustentável e o sous vide, você acredita que os seus amigos mais próximos têm esse conhecimento? Aproveite o artigo e compartilhe a informação.

O jeito mais eficaz de construirmos um mundo melhor é compartilhando informações valiosas para inspirar e fomentar novos hábitos.

Para saber mais sobre o sous vide e o Em Casa Brasil Gourmet, acesse o site.

Em Casa
Author

Digite seu comentário

17 − quatro =