Diante da pandemia da COVID-19, adotar uma alimentação equilibrada tornou-se uma das melhores atitudes para fortalecer o sistema imunológico.

Investir em alimentos que fortalecem e reforçam as defesas do corpo contra invasores (vírus e bactérias) é uma maneira de evitar a evolução de infecções mais graves.

Deve-se considerar que a imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças. Sendo assim, não é possível elencar apenas um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde. É preciso investir em uma alimentação diversificada e sem excessos.

Além disso, é importante apostar em alimentos de qualidade que proporcionam saúde, satisfação e saciedade em cada refeição. Quer saber quais são os alimentos que você deve inserir na sua rotina para fortalecer o sistema imunológico? Confira abaixo!

– Ferro

O ferro faz parte da composição de várias proteínas, atuando de forma significativa na circulação sanguínea, contribuindo para o transporte do oxigênio. A falta desse mineral pode acarretar sintomas como cansaço, falta de energia e fraqueza.

Alimentos fontes de Ferro

. Carnes vermelhas, carnes brancas, leguminosas (como o feijão, ervilha, lentilha, etc), cereais integrais (como o quinoa, arroz integral e aveia) e vegetais de cor verde-escura (como o brócolis, agrião, rúcula e espinafre).

– Zinco

Além de atuar diretamente nos sistemas nervoso e imunológico, o zinco também auxilia na melhora de energia, cansaço e memória, regula a produção de proteínas e hormônios, entre outros benefícios.

Alimentos fontes de Zinco

. Carne vermelha, feijão, frango, abóbora, castanha de caju, sementes de girassol, tahine e gérmen de trigo.

– Fibras

As fibras possuem diversos benefícios para a saúde, como: auxilia na saúde intestinal, aumenta a sensação de saciedade, diminui os níveis de açúcar no sangue, reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Alimentos fontes de Fibras

. Sementes, integrais, frutas, verduras e legumes.

– Vitamina A

A vitamina A, além de possuir ação antioxidante, é capaz de aumentar a diferenciação das células de defesa do nosso organismo, intensificando dessa forma sua capacidade de reconhecer e combater agentes infecciosos.

Alimentos fontes de Vitamina A

. Vegetais verde-escuros, como: espinafre, agrião e couve.
. Frutas e hortaliças de cor amarelada ou alaranjada, como: cenoura, abóbora, milho, pêssego, manga e mamão.

– Ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3, além de serem excelentes para o bom funcionamento do cérebro, podem ser utilizados como complemento terapêutico da depressão e até no tratamento de inflamações crônicas, como tendinites.

Um dos peixes mais requisitados em composições gastronômicas e pratos sofisticados, além de muito saboroso e delicado, o salmão é uma fonte rica de ômega 3.

– Vitamina C

Além de atuar como um poderoso antioxidante, a vitamina C auxilia na produção e diferenciação das células de defesa do sistema imunológico.

Alimentos fontes de Vitamina C

. Vegetais verde-escuros, como: brócolis, repolho e couve-flor.
. Frutas, como: laranja, kiwi, frutas vermelhas, caju, goiaba.

– Vitamina D

A vitamina D possui efeitos imunomoduladores, que auxiliam na regulação das células de defesa. Além da alimentação, a vitamina D pode ser obtida por meio da exposição solar moderada.

Alimentos fontes de Vitamina D

. Óleos de fígado de bacalhau e peixe (como a tilápia chapeada), e gema do ovo.

– Vitamina E

A vitamina E atua na produção de anticorpos que irão combater as infecções, além de também ser antioxidante.

Alimentos fontes de Vitamina E

. Oleaginosas em geral, gérmen de trigo, milho, amêndoas, semente de girassol, nozes e castanha.

E claro, além de uma alimentação balanceada, não esqueça de ingerir muito líquido, principalmente água e sucos naturais.

Pois bem, agora que você conhece os alimentos que fortalecem o sistema imunológico, pode incluí-los na sua dieta o quanto antes.

Acesse nosso site e escolha alimentos sem conservantes artificiais, práticos e com alto valor nutritivo. Prontos para compor uma rotina mais saudável e saborosa.

Em Casa
Author

Digite seu comentário

catorze − 5 =