Seja em cubos, frita, gratinada ou como purê, a batata é um dos alimentos mais saborosos e versáteis que podemos incluir no cardápio do dia a dia. Um ingrediente curinga que pode ser preparado de diversas maneiras.

Quer deixar as refeições mais dinâmicas e gostosas na sua rotina? Então, veja 5 maneiras de preparar batatas de forma simples e criativa.

Batatas em Cubos

Seja como acompanhamento para refeições mais elaboradas ou como petisco, as batatas em cubos do Em Casa são cortadas delicadamente e temperadas com manteiga. Uma ótima pedida para quem deseja facilidade e rapidez no preparo.

Modo de Preparo
Forno
Adicione o produto em um recipiente adequado. Aqueça em forno elétrico, na temperatura média de 290° C ou temperatura máxima do forno, por 5 minutos. Após isso, retire o recipiente do forno com cuidado, mexa bem. Recoloque no forno por mais 4 minutos ou até dourar.

Batatas fritas

Uma das maneiras mais clássicas e saborosas de preparar batatas é fritá-las. Confira abaixo como preparar batatas fritas e deixá-las crocantes e sequinhas.

Ingredientes

  • 1,5 kg de batata
  • 1 litro de óleo
  • sal a gosto

Modo de preparo
Frigideira
Descasque e corte as batatas em tiras. Aqueça o óleo com uma temperatura entre 120ºC e 140ºC. Coloque um punhado de batatas, cuidando para as tiras não ficarem grudadas umas nas outras. Frite-as em óleo quente por alguns minutos, deixando-as até atingirem a cor desejada. Retire as batatas e escorra-as em uma peneira. Coloque sal e sirva. 

Fritadeira elétrica
Uma ótima dica para quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada é fazer a batata frita em uma fritadeira elétrica (Air Fyer), pois o alimento é frito no vapor.

Produto Em Casa: Tilápia com Alcaparras e Purê de Batata

Purê de batatas

Outra opção muito popular que combina perfeitamente com refeições com proteínas bovinas, como o ossobuco e a costela suína, ou pescados, como a tilápia, é o purê de batatas. O purê de batatas do Em Casa possui aquele sabor único e cremoso que faz a diferença no prato.

– Modo de Preparo
Micro-ondas
Descongele o purê e leve ao forno micro-ondas fazendo um pequeno corte na embalagem. Aqueça por 1 a 2 minutos.

Frigideira
Descongele o purê. Aqueça a frigideira no fogão e adicione uma colher (sopa) de água. Abra a embalagem do purê e coloque-o na frigideira. Aqueça em fogo médio por 3 a 5 minutos mexendo sempre. Retire da frigideira e sirva.

Batata gratinada

Sabe aquela opção perfeita para os dias mais frios? A batata gratinada é uma ótima sugestão pois é um prato quente e muito cremoso. Além disso, pode ser servida como acompanhamento para carnes vermelhas, ou, até mesmo, como prato principal.

Ingredientes

  • 1 kg de batata 
  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 dentes de alho
  • 50g de manteiga em temperatura ambiente
  • 100g de queijo parmesão
  • 150g de queijo muçarela ralado
  • sal, orégano e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura alta (220°). Descasque as batatas e disponha as fatias por todo o fundo de um refratário. Coloque uma pitada de sal, polvilhe queijo parmesão por cima, faça outra camada de batatas e mais queijo. Depois, descasque, amasse os dentes de alho e transfira para uma panela. Na panela, junte o leite e leve ao fogo médio até começar ferver. Desligue o fogo e coloque 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Retire os dentes de alho e coloque o leite quente sob as batatas. Cubra o refratário com papel-alumínio e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Faltando pouco menos de 5 minutos para o tempo das batatas, coloque o creme de leite fresco. Leve ao fogo médio até começarem a subir as primeiras bolhas. Desligue, retire o refratário do forno e descarte o papel-alumínio. Após isso, regue as batatas com o creme de leite quente, cubra com o queijo muçarela, orégano e leve ao forno, até gratinar, por mais 30 minutos. Depois, é só servir!

Batata rosti

Mais uma sugestão apetitosa é a famosa batata rosti ou batata suíça. Uma alternativa muito saborosa preparada com base em três ingredientes: batata ralada, manteiga e sal. Mas, existem diversas variações de ingredientes para incluir no recheio da rosti, como calabresa, bacon, cebola e queijos. Basta usar a criatividade e escolher o seu ingrediente favorito!

Confira abaixo, uma opção de batata rosti com recheio de calabresa e muçarela.

Ingredientes

  • 2 batatas médias
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de calabresa picada 
  • 1 fatia de muçarela
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Coloque as batatas com casca em uma panela com água fervente por cerca de 10 minutos ou até ficarem macias, porém firmes. Espere esfriar, retire a casca e leve ao freezer por cerca de 10 minutos. Retire do freezer e rale em tiras grossas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve. Separe duas frigideiras pequenas, untadas com manteiga. Em uma delas, coloque uma camada de batatas no fundo, tempere com sal, e coloque uma porção de muçarela e calabresa no centro. Cubra com as batatas restantes e molde com uma colher ou uma espátula, até que fique no formato arredondado e bem fechadinho. Cubra com a outra frigideira. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos de cada lado, ou até que esteja com a cor bem dourada, e sirva.

Gostou de saber mais sobre as maneiras de preparar batatas e sair da rotina?

Quer garantir um cardápio variado, saboroso e prático para o seu dia a dia?

Confira a linha completa dos produtos do Em Casa em nossa loja online!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

cinco × dois =