Seguindo uma tendência mundial, cada vez mais brasileiros vêm aderindo à dieta vegetariana. Entre tantos motivos existem pessoas que desejam adotar uma dieta mais leve, pessoas que são alérgicas à proteína da carne, ou até aquelas que fazem a opção por motivos religiosos.

Seja qual for o motivo, o vasto mercado da enogastronomia, tradicionalmente associado ao consumo de carnes e queijos, mostra que é possível oferecer harmonizações especiais com comidas vegetarianas e vinhos.

Para ajudar os enófilos que estão se adaptando a um novo estilo de vida que exclui produtos de origem animal, selecionamos algumas dicas de como harmonizar vinhos com esses alimentos. Continue lendo este artigo!

– Carnes vegetarianas + Vinho Encorpado

Para quem deseja harmonizar produtos à base de proteína vegetal e legumes, os vinhos mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon, conseguem fazer uma ótima combinação de sabor e odor nessa preparação.

Produto Em Casa: Kibe a base de proteína de ervilha acompanhado de quinoa com abóbora

– Saladas + Vinho Espumante

Um dos pratos mais característicos da comida vegetariana não pode faltar: a salada. A melhor maneira de harmonizar saladas é com um bom espumante brut. Com pouco açúcar residual, leve e fresco, o espumante harmoniza perfeitamente com uma mistura delicada de vegetais.

Já o tempero da salada, pode ser de sua preferência. Mas, como sugestão, indicamos a famosa combinação de um fio de azeite e vinho.

– Massas com molho de tomate + Vinho Italiano

Sejam pratos com massas ou outras receitas que levam molho de tomate, devido à acidez e ao sabor acentuado do molho, a preferência deve ser por vinhos feitos com uvas tintas tradicionais italianas.
Essas uvas costumam gerar vinhos de boa acidez capazes de dar equilíbrio ao sabor da comida. Como exemplo de vinho italiano, destacamos aqueles feitos com a uva Sangiovese ou com a Nero D’Avola.

Produto Em Casa: Molho de tomate com manjericão

– Massas com vegetais + Vinho Tinto Leve

Sem dúvidas, uma das combinações mais deliciosas da cozinha vegetariana são as massas com vegetais. Por isso, para pratos com massa ou risotos preparados sem carne, os vinhos tintos mais leves, como o Pinot Noir e o Merlot, fazem a combinação completa dando um tom mais suave ao paladar.

Para finalizar, preparamos dicas gerais para você não errar em nenhuma das  combinações de sabores:

. Pratos apimentados

Para amenizar um pouco da picância e trazer a refrescância necessária, os melhores vinhos para acompanhar pratos apimentados são os frutados e com notas ácidas.

. Pratos com sabores e aromas fortes

Preparos que levam cogumelos, temperos e vegetais marcantes harmonizam bem com vinhos igualmente fortes;

. Pratos leves 

As saladas mais leves com folhas combinam com vinhos suaves e refrescantes;

. Pratos com aspargos, ovos ou molhos cítricos

Dê preferência a outras bebidas para acompanhá-los, esses alimentos não harmonizam bem com vinhos.

Gostou das dicas de como harmonizar comidas vegetarianas com vinhos?

Massas, legumes, kibe a base de proteína vegetal… Aproveite e confira as opções de produtos vegetarianos na loja do Em Casa

Em Casa
Author

Digite seu comentário

18 + três =