Em tempos de isolamento social devido à pandemia do Coronavírus, precisamos ser criativos para trazer um pouco de leveza para o dia a dia. Mesmo em quarentena, é possível criar atividades que vão distrair e entreter toda a família, como por exemplo um jantar italiano!

Para aqueles que gostam de apreciar uma boa comida italiana, uma noite especial com opções de entradas, pratos principais e sobremesas, pode ser uma ótima pedida.

De antepastos e massas até às sobremesas, confira abaixo uma seleção especial de pratos que não podem faltar em um jantar italiano.

– Entradas

Opção 1 – Bruschetta de tomate

Do italiano “bruscare“, como “para assar na brasa”, refere-se especialmente ao pão.
Um clássico delicioso que agrada até os paladares mais exigentes não pode ficar de fora dessa noite.

Ingredientes
– 4 tomates italianos maduros
– 400g de pão italiano fatiado 
– 15g de folhas de manjericão
– 4 colheres de azeite extra virgem
– Sal e pimenta do reino, a gosto

Modo de preparo
Higienize os tomates e corte em quadrados. Após isso, reserve-os. Aqueça o forno e deixe torrar as fatias de pão italiano. Em um recipiente, coloque os tomates picados, as folhas de manjericão, azeite, sal e pimenta do reino. Ajuste os temperos em cima das torradas e sirva. 

Opção 2 – Salada Caprese

Outro clássico composto com as cores da bandeira italiana, a Caprese é uma salada simples e fácil. Feita com mozzarella fresca fatiada, tomate e manjericão doce, temperada com sal e azeite, é indispensável para quem prefere entradas leves. 

Ingredientes
– 1 bola de muçarela tipo Bufalina
– 1 tomate grande
– folhas de manjericão
– fio de azeite
– flor de sal a gosto

Modo de preparo
Escorra a água da muçarela e fatie em finas camadas. Lave o tomate e fatie em finas camadas. Intercale em um prato: uma fatia de tomate e uma fatia de muçarela. Coloque as folhas de manjericão sobre cada fatia de muçarela. Adicione um fio de azeite em todo o prato. Tempere com flor de sal e sirva.

– Pratos principais

Massa Em Casa: Fettuccine grano duro com molho 4 queijos

As sugestões para os pratos principais são duas massas italianas grano duro com ponto “al dente” do Em Casa.

Opção 1: Fettuccine grano duro com molho 4 queijos – Em Casa

O Fettuccine é outro clássico italiano que acompanhado de um molho à base de requeijão, gorgonzola, provolone e parmesão consegue conquistar os paladares mais exigentes. 

Modo de preparo
Descongele, faça um pequeno corte na embalagem e leve ao micro-ondas por 1 a 2 minutos.

Opção 2: Penne grano duro – Em Casa

Outra sugestão é o Penne grano duro do Em Casa que pode ser acompanhado  com molhos de tomate com manjericão e bolonhesa.

Modo de preparo
Descongele, faça um pequeno corte na embalagem e leve ao micro-ondas por 1 a 2 minutos.

– Sobremesas

Opção 1: Zabaione com morangos

O zabaione – ou zabaglione, em italiano – é uma sobremesa típica italiana, bem leve, composta de gemas, açúcar e vinho Marsala. Também pode ser servido com frutas, como em nossa sugestão.

Ingredientes
– 6 gemas peneiradas
– 12 colheres de sopa de açúcar
– 1 ½ colher de chá de Marsala ou vinho branco
– 500 ml de creme de leite fresco
– 4 caixas de morangos
– 1 colher de chá de raspas de limão (opcional)
– 1 colher de essência de baunilha (opcional)

Modo de Preparo
Primeiramente, bata as gemas e o açúcar até que a mistura fique fofa e com a consistência firme. Leve ao banho-maria e adicione o Marsala – ou vinho branco – até que absorva inteiro. Após isso, coloque as raspas de limão. Coque aos poucos o creme de leite sem parar de bater. Quando obtiver um creme, retire do fogo e bata até esfriar. Depois de limpos, disponha os morangos nos pratos. Pronto, sirva morno ou gelado.

Opção 2: Tiramisù

Leve e incomparável! O tiramisù é uma sobremesa italiana, possivelmente originária da região do Vêneto, que consiste em camadas de biscoitos de champagne embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, rum – ou uísque ou outra bebida de sua preferência -, e polvilhadas com cacau em pó e café.

Ingredientes
– 400g de queijo mascarpone
– 4 ovos
– 6 colheres de sopa de açúcar
– 12 biscoitos champagne
– 60 ml de rum – uísque ou outra bebida de sua preferência
– 1/2 xícara de expresso ou café forte
– Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo
Em uma vasilha, misture o rum e o café e umedeça os biscoitos, de um lado apenas. Depois, ponha os biscoitos no fundo de uma travessa em que vai servir, com a parte molhada para cima. Ponha as gemas na batedeira com 4 colheres de açúcar e bata para fazer uma gemada clara e fofa. Após isso, acrescente o mascarpone e misture. Reserve o creme. Bata as claras em neve e misture duas colheres de açúcar. Com cuidado, incorpore ao creme de mascarpone. Espalhe o creme na travessa sobre os biscoitos, deixe na geladeira por no mínimo 4 horas. Polvilhe com chocolate em pó na hora de servir.

Dicas:
– É uma bela oportunidade para utilizar aquele aparelho de jantar lindo completo para tornar o visual da mesa ainda mais bonito.
– Escolha uma bebida especial para a ocasião. Uma bela pedida para as massas são os vinhos brancos, tintos e até os espumantes. Escolha o seu favorito!

Gostou das sugestões para um jantar italiano especial? 

Confira mais opções de massas e molhos para o seu jantar em nosso site

Em Casa
Author

Digite seu comentário

catorze + 4 =