No dia 26 de janeiro de 2021, a técnica de cozimento sous vide celebra 50 anos de história.

Foi nessa mesma data, em janeiro de 1971, que o cientista e chef francês Dr. Bruno Goussault – considerado o pai do sous vide moderno – desenvolveu a técnica de cozimento como forma de melhorar a maciez do rosbife.

Cientista e chef francês Dr. Bruno Goussault, considerado o pai do sous vide moderno
Cientista e chef francês Dr. Bruno Goussault, o pai do sous vide moderno.
Foto: cuisinesolutions.com

Dr. Goussault descobriu que se a carne fosse selada a vácuo em uma bolsa especialmente projetada e lentamente cozida a uma temperatura inferior à convencional, ela perderia menos líquidos em comparação com os métodos tradicionais de cozimento. Além disso, o sabor da carne foi notavelmente realçado. 

Este foi o nascimento da nova técnica de sous vide, que rapidamente foi adotada pelos melhores chefs de toda a Europa. Hoje, como cientista-chefe da Cuisine Solutions, o Dr. Goussault continua a refinar esse método revolucionário de cozimento e a compartilhar seu conhecimento com chefs de renome mundial. 

Ele fundou a Culinary Research & Education Academy (CREA), onde pôde ensinar a técnica à alguns chefs consagrados com três estrelas Michelin, incluindo Thomas Keller, Daniel Boulud, Yannick Alléno, Joël Robuchon e Anne-Sophie Pic, além de boa parte da nova geração de chefs. 

Chef Daniel Boulud
Chef Daniel Boulud, um dos mais renomados do mundo foi pupilo de Dr. Goussault. Foto: internationalsousvideday.com

Dr. Goussault faz parte do Conselho da Association des Chimistes (Associação de Químicos) e Ingénieurs et Cadres des Industries Agricoles et Alimentaires (Engenheiros e Gerentes de Indústrias Agrícolas e Alimentares) e foi recentemente selecionado para o prestigiado prêmio O Legado de Albert Einstein: Iniciativa 100 Visões do Futuro.

As comemorações dos 50 anos

A data está sendo celebrada em um evento virtual conduzido pela Cousine Solutions e a revista Sous-Vide magazine. 

O evento contou com a participação do próprio Dr. Goussault e de chefs de renome mundial como Daniel Boulud. Confira neste link.

Somos referência em sous vide no Brasil

A Brasil Gourmet é a maior indústria especializada em alimentos preparados em sous vide no Brasil. Contamos com a experiência de mais de 30 anos do chef francês François Mallard, responsável pelo desenvolvimento das receitas e pelas operações industriais da empresa. Toda essa expertise nos qualifica como referência na técnica sous vide e, por isso, certificamos nossos produtos com o selo Brasil Gourmet Sous Vide, uma garantia de segurança alimentar e qualidade de sabor e textura para os nossos produtos.  

Chef François Mallard
Chef François Mallard, responsável pelo desenvolvimento das receitas e pelas operações industriais da Brasil Gourmet

Experimente nossos pratos preparados em sous vide, certificados por quem é referência dessa técnica no Brasil. Adquira os produtos pelo nosso site.

Em Casa
Author

Digite seu comentário

treze + quinze =