Você já ouviu falar na técnica de cocção em sous vide? Já teve o privilégio de comer algum prato preparado dessa forma? O principal diferencial da técnica é a concentração do sabor dos alimentos, ou seja, todo o “gosto” fica retido na embalagem a vácuo, que evita com que os alimentos percam menos líquidos do que durante o cozimento nos métodos tradicionais. 

Sous vide é um termo francês, que significa sob vácuo. O termo se refere a uma forma de cocção que consiste em embalar os alimentos a vácuo e depois submetê-lo a um cozimento lento e em baixas temperaturas conforme as características individuais de cada produto. Depois de cozido, o alimento passa por uma técnica de ultracongelamento.

A primeira aplicação da técnica de cocção em sous vide foi realizada em meados da década de 1970. Desde então os equipamentos foram aprimorados buscando o máximo de eficiência e segurança para que os alimentos cheguem frescos e suculentos na mesa do consumidor.

O processo de cocção em sous vide garante maior preservação do sabor e nutrientes dos alimentos, resultando em uma qualidade difícil de ser alcançada através dos métodos tradicionais. Esta técnica é capaz de eliminar todos os problemas de cor, sabor e textura dos alimentos, geralmente associados aos processos convencionais de cocção.

Ossobuco Brasil Gourmet feito em sous vide
Ossobuco ao Molho preparado em sous vide

E então, o que achou? Confira aqui outras vantagens:

  • Conserva as características nutricionais: estudos revelam que a cocção em sous vide conserva muito mais os nutrientes nos alimentos do que qualquer outra forma convencional de cocção.
  • Maior segurança do alimento: a embalagem a vácuo reduz a oxidação dos alimentos devido à redução do contato com o oxigênio, evitando o risco de contaminação por bactérias aeróbicas e aumentando a vida útil dos produtos. 
  • Alimentos mais suculentos e saborosos: diferente do cozimento tradicional, a técnica de sous vide retém os líquidos naturais dos alimentos, mantendo seu volume e preservando sua textura. 
Embalagens a vácuo para o cozimento em sous vide

Conheça os produtos de quem é referência no assunto!

A Brasil Gourmet possui mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de receitas na técnica de sous vide. Com o objetivo de tornar nossa empresa referência nessa técnica no Brasil, criamos um selo exclusivo para certificar a qualidade dos produtos feitos em sous vide: a certificação Brasil Gourmet Sous Vide. 

Nesse sentido, todo e qualquer produto que se destina ao mercado de varejo tradicional, produzido pela Brasil Gourmet, recebe um selo de qualidade certificando que aquele alimento foi preparado seguindo todos os parâmetros de qualidade exigidos pelas nossas certificadoras e os mais altos padrões de um processo sous vide, certificado pelo nosso chef e um dos maiores especialistas em sous vide no mundo, o francês François Mallard

Chef François Mallard, fundador da Brasil Gourmet e especialista em sous vide
Chef François Mallard

Desta forma conseguimos passar aos nossos consumidores a certeza de um processo adequado, tanto para a segurança do alimento, quanto para a qualidade de sabor e textura esperados em um produto feito em sous vide. O selo tem por objetivo dar uma segurança adicional ao consumidor, de estar consumindo um legítimo produto sous vide, elaborado por uma empresa especializada na técnica e referência nacional e internacional de qualidade.

Quer conhecer todos os nossos produtos preparados em sous vide? Acesse nossa loja virtual

Em Casa
Author

Digite seu comentário

cinco + 12 =