As comidas congeladas ganharam um novo status. Há pouco tempo elas eram consideradas sem graça e pouco nutritivas. Porém, atualmente são tratadas como uma alternativa prática e saborosa para o dia a dia, devido a nova técnica de ultracongelamento que os alimentos são submetidos.

Utilizando equipamentos industriais à base de nitrogênio, os alimentos recém cozinhados em sous vide, podem atingir temperaturas de até -18°C em poucos minutos.

O rápido processo possibilita que os alimentos ultracongelados mantenham todos os seus nutrientes e vitaminas, além de preservar a textura e sabor. O congelamento rápido também evita a proliferação de bactérias e micro-organismos, garantindo a segurança alimentar.

Para entender melhor como funciona o ultracongelamento, é importante conhecer o processo de congelamento tradicional

No congelamento tradicional, feito em um freezer comum, por exemplo, um alimento leva várias horas para ficar completamente congelado. Nesse processo, a água contida no alimento se transforma em cristais de gelo. Quando ele é descongelado, esses cristais derretem e o alimento perde líquido e, juntamente com ele, perde também nutrientes e boa parte do sabor. Sem falar na textura dos ingredientes, que fica completamente alterada com essa desidratação.

Já no ultracongelamento o processo é tão rápido que não há tempo para a formação de cristais de gelo. O prato recém-preparado vai ainda quente para o ultracongelador, que reduz drasticamente a temperatura do alimento em poucos minutos. Dessa forma, todas as características da preparação são preservadas: textura, aroma, sabor e nutrientes.

Como devemos conservar os alimentos e fazer o descongelamento?

Alimentos submetidos ao processo de ultracongelamento podem ser mantidos no freezer tradicional por até 18 meses (os pescados têm uma shelf life um pouco menor, de 12 meses). A principal vantagem disso é que eles podem ser consumidos no momento ideal, bastando apenas serem descongelados naturalmente em temperatura ambiente. 

Caso o alimento não seja consumido no mesmo dia do descongelamento, ele deve ser armazenado em uma geladeira convencional e ser consumido em até três dias, para evitar a proliferação de bactérias.  

Ter a opção de pratos congelados individuais no seu freezer dá a possibilidade de variar o que comer em cada refeição, o que proporciona muito mais nutrientes e menos monotonia na sua vida. Isso também diminui o desperdício de alimentos, já que você só descongela o que vai comer na hora.


Gostou da solução? Confira as opções de pratos congelados em nosso site!

Em Casa
Author

Digite seu comentário

3 × 1 =