O desperdício de alimentos é um grave problema para a humanidade. Segundo dados da FAO/ONU (Agência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogados fora anualmente. Isso representa quase um terço de toda a comida produzida no mundo.

Quando consideramos que, ainda segundo a FAO, 821 milhões de pessoas em todo o mundo não tem o que comer e que toda a comida desperdiçada vira resíduos para os aterros sanitários, temos dois problemas insustentáveis do ponto de vista social e ambiental.

Alimentos congelados podem ser uma solução?

Uma solução para consumir alimentos de forma consciente e combater o desperdício é o processo de congelamento com a técnica de sous vide.  

Do ponto de vista da produção, os alimentos congelados, feitos com a técnica de sous vide, são preparados em porções e não perdem suas características após o processo de cocção, evitando o desperdício de insumos. Para as empresas do ramo de food service, o benefício seria o de poder preparar exatamente a quantidade necessária para o atendimento aos clientes, sem perdas. Sem contar que o alimento congelado tem um shelf life de 18 meses (para os pescados, de até 12 meses), ou seja, a validade dos alimentos é estendida, reduzindo o perecimento.     

Já olhando pelo ponto de vista do consumidor final, as porções são descongeladas na medida certa. Ou seja, o consumidor irá descongelar somente o que irá comer e não haverá sobras. Desta forma, teríamos um consumo consciente e poderíamos reduzir o desperdício.

Ah, mas as embalagens são feitas de plástico, que poluem os oceanos.

Sem dúvida, o plástico é um dos principais problemas ambientais enfrentados atualmente. Segundo a WWF, até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Porém, os alimentos produzidos em sous vide utilizam embalagens recicláveis e podem retornar à indústria como outro material plástico, numa estratégia de economia circular.

Outro diferencial de nossas embalagens é que elas não possuem BPA (bisfenol A), uma substância química orgânica que constitui plásticos policarbonatos e que é nociva à saúde. 


Não é incrível? Então, se você é um consumidor consciente, não deixe de conhecer as comidas congeladas do Em Casa. Acesse nosso site!

 

Em Casa
Author

Digite seu comentário

7 − seis =